Urologia

Urologia é a especialidade cirúrgica que incide sobre o trato urinário de homens e mulheres, e sobre o sistema reprodutivo dos machos. Profissionais médicos especializados na área de urologia são chamados de urologistas e são treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos. Os órgãos estudados pelos urologistas incluem os rins, ureteres, bexiga, uretra e os órgãos reprodutores masculinos (testículos, epidídimo, canal deferente, vesículas seminais, próstata e pênis). Ambos os urologistas e cirurgiões gerais operar sobre as glândulas supra-renais.

Nos homens, o sistema urinário com o sistema reprodutivo, e nas mulheres o trato urinário se abre na vulva. Em ambos os sexos, os tratos urinário e reprodutor estão próximos, e distúrbios de um muitas vezes afeta a outra. Urologia combina o acompanhamento de médicos (ou seja, não-cirúrgicos) problemas como infecções do trato urinário e hiperplasia benigna da próstata, bem como problemas cirúrgicos, como o tratamento cirúrgico de cânceres, a correção de anomalias congênitas, e incontinência urinária de esforço de correção.

Urologia está intimamente relacionado com, e em alguns casos se sobrepõe a, os campos médicos de oncologia, nefrologia, ginecologia, andrologia, cirurgia pediátrica, gastroenterologia, e endocrinologia.

Como uma disciplina que envolve o estudo de vários órgãos e sistemas fisiológicos, urologia pode ser dividido em subáreas. Em centros maiores e hospitais, especialmente universitários, muitos urologistas sub-especializar dentro de um determinado campo da urologia.


   
   
CORPO CLÍNICO
Dr. Vinicius José Goulart
   
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda  Terça Quarta Quinta Sexta
09:30 - 17:30
 
   
 



 

Webmail