LipoaspiraĆ§Ć£o e Lipoescultura

Existe uam certa confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA. Geralmente são conceituais e pode-se dizer que se trata da mesma consuta. A lipoaspirção é o recurso utilizado para a confecção da lipoescultura (independentemente se realizada somente a retirada da gordura ou a sua reintrodução em outras areas).

A leitura destas observação sobre a cirurgia de LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA servira para esclarece-lo (a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas quanto a esta cirurgia, informações essas geradas por casos excepcionais de pacientes operadas em condições adversas à normalidade. Deixe que seu cirurgião plásticoo informe sobre a convêniencia de associa-lo a outra cirurgia e pondere bastante sobre as vantagens e desvantagens de tal associação. Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos (as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

 

  • QUANTOS QUILOS VOU EMAGRECER COM A LIPOESCULTURA?

R: Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mais sim as proporções que cada área determina mantenha com o restante do tronco e os membros. Assim é que, as mulheres que apresentam certo abaulamento no abdome ou em outras partes do tronco,assim como nos quadris e parte superior das coxas, poderão ter uma pele firme ou eventualmente flácida. A avaliação correta de 3 itens: qualidade de gordura e sua localização, nos permitem avaliar o resultado. Há casos, em que o (a) paciente está com o peso acima normal. Recomentamos um equilibrio prévio, antes da cirurgia, o que nos leva a aconselhar aqueles(as) que assim se apresentem a proceguir com um tratamento clínio ou fisioterápico prévio. Existem casos em que retira-se gordura de certas áreas e reinjeta-se esta gordura retirada sob condições assepticas em outras regiões que necessitam aumentar seu volume. Parte desta gorgura poderá se reabsorver. É possivel se prever o percentual de permanencia desta gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, afim de proporcionar mais possibilidade de sucesso.

 

  • LIPOESCULTURA DEIXA CICATRIZES MUITO VISÍVEL?

R: As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são minimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso ás areas a serem operadas. Seu tamanho varia de 5 a 8 milimetros e são planejadas para ficar pouco visiveis. De toda maneira, vamos dar uma explicação sobre a evolução de uma cicatriz, seja ela decorrente de esta ou aquela cirurgia. Assim é que:

1- PERÍODO IMEDIATO: Vai ate o 30º dia e apresenta-se como aspecto excelente e pouco visivel. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

2- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança de tonalidade de sua cor, passando de vermelha para marrom, que vai aos poucos, clareando. Este período, o menos favoravel da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o precesso natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestigeos cicatriciais.

3- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Quaisquer avaliação do resultado deverá ser feita após este período.

 

  • EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

R: Na resposta anterior foram feitas algumas ponderações sobre a evolução da cicatriz. Resta, ainda, acrescentar algumas observações sobre as áreas tratadas, no que atinge à sua consistencia, sensibilidade, volume, etc.

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, alem de estar sujeitas a períodos de inchaços, poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Esses geralmente só são perceptiveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º mes. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem, vai-se gradativamente atingindo, antes de 6 a 9 meses do pós operatório.

 

  • A LIPOASPIRAÇÃO CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?

R: Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto de torax + abdome), poderemos ter um resultado bastante natural. Também tem grande importância, sob este aspecto, a espessura do panículo adiposo (espessura de gordura) que reveste o corpo.

 

  • QUAL O TIPO DE MAIÔ QUE OIDEREI USAR, APÓS A CIRURGIA?

R: Fica a seu critério. Se manequim lhe dirá.

 

  • PODEREI TER FILHOS FUTURAMENTE? O RESULTADO NÃO FICARÁ PREJUDICADO?

R: O resultado poderá ser preservado, desde que a nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez, as formas obtidas serão mantidas. Devemos salientar, entretanto, que o corpo da mulher sofre variações de forma com o decorrer do tempo, devido à disposição da gordura nas diversas áreas corporais,  principalmente no abdome, cadeiras e coxas. Assim é que a cada 5 aou 10 anos, a disposição da gordura no corpo muda de pessoa para pessoa. Mesmo assim, aquele excesso retirado nas áreas devidas, sempre lhe proporcionará uma melhor evolução, mesmo que V. venha a ganhar certo peso.

 

  • O PÓS-OPERATÓRIO DA LIPOASPIRAÇÃO É MUITO DOLOROSO?

R: Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal ão deve apresentar dor, desde que obedecidas ás orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e antiinflamatórios.

 

  • HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto de deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, alem de ponderarmos sobre a conveniencia de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que outra cirurgia eletiva, ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato aperatorio quanto no pós-operatório . è consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a  5 a 7% do peso corporal. Seu cirurgião deverá lhe esclarecer detalhadamente sobre o volume ideal para o seu caso.

 

  • QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA ESTA OPERAÇÃO?

R: Anestesia geral, peri-dural ou local assistida.

 

  • QUAL O PERÍODO DE INTERAÇÃO?

R: Dependendo da extensõ da área e do tipo de anestesia (local com sedação, peridural, geral) o período da internação poderá variar de algumas horas até um dia.

 

  • SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Sim. Curativos semicompressivos com cintas especiais, matidos por um período de 30 a 45 dia, em média.

 

  • QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

R: Do 4° ao 7° dia.

 

  • QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

R: Geralmente no dia seguinte à cirurgia.


   
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
   
 
   
 




Webmail