Pálpebra (Blefaroplastia)

Fatores como: idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais,etc., poderão deixar como consequência sua marca no território das pálpebras. Assim é que, quando V. é examinado (a) pelo cirurgião plástico, este estará fazendo uma análise profunda, para intervir somente naqueles setores que possam de beneficiar como a cirurgia.

Muitas vezes o problema das pálpebras ocorre devido a fatores clinicos, não estando indicada qualquer cirurgia (olheiras, edemas, etc.). Outras vezes, os problemas clinicos estão associados ao cirurgico e, mesmo que se opere devidamente as pálpebras, ainsa assim persistirá um percentual do defeito original, decorrente do distúrbo clinico associado.

A cirurgia plastica de pálpebras corrige apenas os excessos de pele e gosrdura e flacides muscular do território palpebral, podenco, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além do estético. Não deverá, entretanto acarretar qualquer prejuizo para o lado da função das pálpebras, desde que a evolução pós-cirurgica seja normal. As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:

 

  • EXISTE UMA IDADE IDEAL PARA SE OPERAR AS PÁLPEBRAS?

R: Não existe uma idade ideal, mais sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a 3ª década.

 

  • AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?

R: Sendo a pele da pálpebra de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçada nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis  de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

 

  • QUANTO AO TIPO DE ANESTESIA?

R: Pela extensão da cirurgia e boa  qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local (em alguns casos, com uma sedação prévia). Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contra-indicada a anestesia local ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.

 

  • HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequena surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente bolidos com o uso de análgesicos comuns. Seu médico lhe prescreverá aquele mais indicado. Não de automedique.

 

  • OS OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?

R: O enema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles (as) que já no 4° ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros existem que irão atingir este resultado após o 8° dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existem maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser últil nesta fase, assim como a ultilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3° mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

 

  • QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

R: Anestesia local: de 4. há 8 horas.              Anestesia geral: 24 horas

 

  • QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?

R: Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirurgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirurgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação após-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

 

  • O QUE SÃO AS "MANCHAS ROXAS OU AVERMELHADAS" OBSERVADAS EM CERTOS CARSOS?

R: Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjunta ocular; são devidasao próprio trauma cirurgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mais sim, uma intecorrência transitória e reversível.

 

  • QUANTO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?

R: Após o 3° mês. Entretanto, logo após o 8° dia já teremos aproximadamente 25% do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

 

  • AFINAL, O RESULTADO CONPENSA:

R: Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe proporcionar aquilo que V. pediu, sem duvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporcina rejuvenecimento geral á face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará esse territorio prejudicado pelos defeitos estéticos ai pré-exitentes. O rejuvenecimento da face inplica em outras condutas associadas a blefaroplastia. Os "pés de galinhas", mesmo que devidamente operados, nuca desaparecerão, ficando ainda o estigma, devido á ação do músculo orbicular e à perda da eslasticidade da pele remanescente.


   
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
   
 
   
 




Webmail