Mamoplastia Redutora (Redução de Mama)
 
A mamoplastia redutora é uma cirurgia estética com a finalidade de reduzir o tamanhos dos seios para que esses fiquem mais proporcionais. A cirurgia ainda suspende os seios e retira o excesso de pele e tecido mamário existentes.
 
·         É possível amamentar depois de uma cirurgia de redução de mamas?
R: Ao submeter-se a uma intervenção de redução deve-se considerar o risco de não poder amamentar. As técnicas atuais não realizam enxerto livre no mamilo ou aréola, assim que aos condutos galactóforos são preservados, permitindo a amamentação (que pode diminuir quando é uma redução importante).
 
 
·         A sensibilidade da areola e mamilos permanecem iguais?
R: Geralmente sim; dependendo da técnica utilizada, volume das mamas a sensibilidade anterior à intervenção, a sensibilidade normal pode manter-se.
 
 
·         As cicatrizes ficarão visíveis?
R: Com as novas técnicas, cada vez menos agressivas, as cicatrizes tendem a ser cada vez menos visíveis. Todo depende, naturalmente, de vários fatores, ente eles, a técnica utilizada, o tamanho dos seios, a cicatrização da paciente e sua tendência em desenvolver quelóides ou não, etc.
 
 
·         Na cirurgia de redução de mama eu posso decidir o tamanho de seios que quero ter, independente do seu tamanho original?
R: Na redução mamária, assim como em qualquer outro tipo de operação, devem-se considerar, evidentemente, os desejos da paciente, mas também orientá-la sobre a harmonia estética entre os seios e o resto do corpo.
 
 
·         Há risco de desenvolver câncer de mama após de uma operação de redução?
R: O risco de desenvolver um câncer de mama após uma cirurgia de redução é o mesmo de antes da cirurgia. A intervenção não aumenta essa possibilidade.
 
 
·         Nesse tipo de intervenção o pós-operatório é muito doloroso?
R: Não. Este pós-operatório é indolor, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros dias.
 
 
·         OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS. POR QUE ISSO ACONTECE?
R: Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Esta tendência, entretanto, poderá ser prevista, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe fazemos uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como características familiares, que muito ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Pessoas de pele clara não tendem a sofrer esta complicação cicatricial hipertrófica.
 
 
·         COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
R: As mamas podem ter seu volume reduzido através da cirurgia; além disso, sua consistência e forma também são melhoradas com uma intervenção. Assim é que, para os casos de redução de volume e levantamento de sua posição, podemos optar por vários volumes, dentro das possibilidades que a mama original nos permita planejar, sem comprometê-la futuramente. Entretanto, "as novas mamas" passam por vários períodos evolutivos:
A. Período Imediato: Vai até o 30º dia. Neste período, apesar das mamas apresentarem-se com seu aspecto bem melhorado, sua forma ainda está aquém do resultado planejado, pois, para que se atinja a forma definitiva, deveremos deixar "pequenos defeitos" aparentes iniciais (inevitáveis em todos os casos), que desaparecem com o decorrer do tempo.
Lembre-se desta observação: Geralmente nenhuma mama fica "perfeita" no pós-operatório imediato. Alguns pequenos "defeitos" são planejados para que se logrem as formas mais primorosas no resultado definitivo (tardio).
B. Período Mediato: Vai do 30º dia até o 8º mês. Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva o que ocorrerá após o 8º mês. São características deste período uma certa insensibilidades do mamilo, além de maior ou menor grau de "inchaço" das mamas; além disso, sua forma está aquém da definitiva. Apesar da euforia da maioria das pacientes, já neste período costumamos dizer às mesmas que seu resultado ficará melhor ainda, pois isto será a característica do 3º período (tardio).
C. Período Tardio: Vai do 8º ao 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade). É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância, no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas bem como o volume conseguido. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso.
 
 
·         EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
R: Apesar de o resultado imediato ser muito bom, somente entre o 8º e 18º mês é que as mamas atingirão sua forma definitiva (vide item anterior).
 
 
·         SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
R: Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados periodicamente.
 
 
·         QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
R: São retirados em torno do 8o. ao 12o. dia, sem maiores incômodos.
 
 
·         QUANDO PODEREI RETORNAR A MINHA GINÁSTICA?
R: Geralmente após 45 dias.

 


   
   
 
   
 




Webmail