Otoplastia (Cirurgia de Orelha)

A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá ser o estigma familiar. "O filho tem a orelha do pai"! Muitas vezes a orelha em abano, é encontrada em vários membrps da familia e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar caçoadas na infancia, trazendo como consequência marcas profundas no comportamento da criança.

Assim é que existe uma idade ideal para se fazer à cirurgia de correção do abano: 5 a 7 anos, período em que a orelha já esta totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pre-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica. Normalmente as seguintes perguntas são feitas por ocasião da 1ª consulta:

 

  • A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?

R: A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se tras da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar "quase imperceptivel", mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face interior.

 

  • QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

R: Crianças: anestesia geral.   Adultos: anestesia local com sedação (a critério).

 

  • QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

R: Meio período há 1 dia, dependendo do tipo e idade do(a) paciente.

 

  • QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRURGICO?

R: Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Seu médico poderá lhe informar quanto tempo no total.

 

  • HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar uma rua. São riscos do cotidiano, os quais estamos acostumados a enfrentar.

 

  • HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

R: Certo incômodo poderá ocorrer após. Quando houver esta intercorrência, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

 

  • COMO É O CURATIVO?

R: Faz-se uma proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo "ballet" ou "tenis".

 

  • QUANDO SÃO RETIRADO OS PONTOS? HÁ DOR?

R: Em torno do 8° dia. Não existe dor na retirada.

 

  • EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?

R: Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.

 

  • NÃO HÁ RISCO DE "VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO" APÓS A CIRURGIA?

R: Desde que devidamente consuzida à cirurgia, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam assimetria absoluta.

 


   
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
   
 
   
 




Webmail