Mastoplastia de Aumento (Prótese Mamária)

Você estará prestando uma inestimável colaboração à "você mesma" lendo com atenção as observações que faremos às inevitáveis perguntas que todas as candidatas à cirurgia de aumento das mamas costumam fazer ao seu cirurgião.

 

  • A CIRUGIA DE AUMENTO DE MAMAS DEIXA CICATRIZES?

R: Felismente, esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarece-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:

 

a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30° dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visivel. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12° mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como a mudança na tonalidade de sua cor, passando de "vermelho" para o "marrom", que vai, aos poucos, clareando. Este periodo, o menos favoravel da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo  natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.

c) PERÍODO TARDIO: Vai do 12° ao 18° mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara  menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia do abdome deverá ser feita após este período.

 

  • ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?

R: Alguns cirurgiões as situam no pólo inferior da mama e no sulco formado entre a mama e o torax. Outros, na área da areola, e até mesmo na axila. Desde os primeiros dias pós-operatórios poderá ser usado um "decote bastante generoso", pois, as cicatrizes ficam bastante disfarçadas. Com o decorrer do tempo (vide item anterior), as cicatrizes vão ficando menos visiveis.

 

  • OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS.

R: Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser avaliada, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe são feitas uma série de perguntas sobre sua vida clinica progressiva, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognostico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena têm maior predisposição ao quelóide ou à cicatriz hipertrófica. Isto entretanto, não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes, como já dissemos, nos facilitará o prognóstico cicatricial, assim como a análise de eventuais cicatrizes prévias.

 

  • EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICA E QUELÓIDES?

R: Vários recursos clinicos e cirurgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.

 

  • COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?

R: As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistêncioa e forma com a intervenção cirurgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispões de vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, caracteristicas esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e tamanho do torax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:

a) PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda estão além do resultado planejado. Lembre-se desta observação: //NENHUMA MAMA SERÁ "PERFEITA" NO PÓS-OPERATÓRIO IMEDIATO//.

b) PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São caracteristica deste período um maior ou menor grau de "inchaço" das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição. Apesar da euforia da maioria das pacientes, já neste período, costumamos dizer as mesmas que seu resultado ficará melhor ainda, pois, isto será a caracteristica do período tario.

c) PERÍODO TARDIO: Vai do 3º mes ate o 18º mês. É o período que a mama atinge um aspecto definitivo (cicatriz, forma, consitência, volume, sensibilidade, ect). É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume das próteses introduzidas. O equilibrio entre ambos varia de caso para caso.

  • EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTDO DEFINITIVO?

R: Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente na fase mensionada como "período tardio" é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

 

  • NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?

R: O seu ginecologista lhe dirá da convêniencia ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que aquele especialista controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema da nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário".

 

  • O PÓS OPERATÓRIO DESTA CIRURGIA É DOLOROSO?

R: Geralmente não. Este pós operatório é bastante confortável, desde que você obedeça ás instruções médicas, pricipalmente no que tange à movimentação dos braços, nos primeiros dias. Eventialmente poderá ocorrer manifestação dolorosa, que facilmente cederá com os anestésicos receitados pelo seu médico. Evite a automedicação.

 

  • HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

R: Raramente a cirurgia plástica de aumento mamário determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniencia ou não da utilização das próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.

 

  • QUAL TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA?

R: Anestesia geral; peri-dural ou local; dependendo do caso.

 

  • QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRURGICO?

R: Em média de 90 minutos até 120 minutos se for necessário.

 

  • QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

R: De meio dia até 24 horas.

 

  • SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama. São trocados diariamente pela própria paciente, sem qualquer dificuldade, a partir do 3º dia pós-operatório.

 

  • QUANDO SÃO RETIRADO OS PONTOS?

R: Geralmente são utilizados pontos que são retirados até o 8º dia pós-operatório.

 

  • QUANDO PODEREI TOMAR BANHO COMPLETO?

R: Dependendo do caso, até no dia seguinte à cirurgia. Tudo irá depender da evolução da sua cirurgia, assim como o tipo de curativos, observando-se apenas os cuidados especiais que serão ensinados pelo seu médico.

 

  • QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?

R: Você não deve se esquecer que, até que se atinja o resultado almejado, as mamas passarão por diversas fases. Se lhe ocorrer à preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado definitivo antes do previsto", não faça disto motivo de sofrimento: tenha a devida paciência, pois seu organismo se encarregará expontaneamente de dissipar todos os transtornos imediatos que, infalivelmente chamarão a atenção de alguma pessoa que nao se furtará à observação: //SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER MESMO?//. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmetida ao seu médico, que lhe dará os esclarecimento necessários para sua tranquilidade.

 

  • QUANDO PODEREI RETORNAR AOS MEUS EXERCICIOS?

R: Depende do tipo de exercicios. Aqueles relativos aos membros inferiores, poderão ser reiniciados entre 10 a 15 dias, evitando o "alto impacto". Os exercicios que envolvam o tórax, geralmente devem aguardar alem de 30 a 45 dias.

 


   
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
CENTRO HOSPITALAR CIDADE IMPERIAL
   
 
   
 




Webmail